Home | Doctus Ajuda | Quais os cuidados que você deve ter ao decidir fazer uma cirurgia plástica
Quais os cuidados que você deve ter ao decidir fazer uma cirurgia plástica
29/11/2021 - Doctus Ajuda
O Brasil é um dos países que lidera o ranking em número de procedimentos estéticos. Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apontam que mais de 1,5 milhão de procedimentos são feitos por ano no País.
Outra informação importante a ser observada é que cresceu em mais de 140% o número de cirurgias com esse objetivo em jovens. Para especialistas, um dos motivos para esse aumento no interesse por cirurgias estéticas entre os mais novos são as redes sociais, que fazem crescer a insatisfação com a própria imagem. Para se ter uma ideia, das quase 1,5 milhões de cirurgias plásticas feitas em 2016, 97 mil (6,6%) foram realizadas em pessoas com até 18 anos de idade.
Esse aumento no interesse por procedimentos estéticos também colabora para a expansão desse mercado e, por isso, é necessário ficar atento aos cuidados que você deve ter quando decide fazer uma cirurgia plástica.
Porque, apesar de ser um dos países que mais realiza cirurgias plásticas no mundo, o Brasil também corresponde a uma grande parcela de profissionais que praticam operações sem a formação adequada para isso. Por isso, é tão importante compreender o que é necessário para a capacitação desses profissionais e em que ficar atento na hora de escolher quem irá realizar a sua cirurgia.
Você sabe como é a formação de um cirurgião plástico?
Os cirurgiões plásticos dedicam 11 anos de suas vidas aos estudos dessa especialidade. É isso que eleva o nível de qualidade e segurança dos procedimentos que realizam. Funciona assim: depois de concluir a faculdade de Medicina, o profissional deve fazer outra formação específica. Durante dois ou três anos o médico passa pela residência em cirurgia-geral.
Após, ele dedica mais três anos aos estudos de residência médica em cirurgia plástica. Depois disso, o cirurgião ainda deve ser aprovado em uma avaliação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Associação Médica Brasileira. Só então ele será considerado especialista na área.
Procedimentos estéticos não são simples e não é em qualquer local que podem ser realizados. É um processo complexo, que trará resultados que nem sempre poderão ser reparados. Por isso, fique atento:
– Busque referências
Peça indicação de amigos e de outros profissionais. Pesquise bastante.
– Escolha um médico com título de especialista em cirurgia plástica
Verificar se o médico é cadastrado no órgão oficial (clique aqui) é um passo importantíssimo. Ter muitos seguidores e ser famoso em rede social não significa muita coisa. É por meio da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica que você poderá saber se esse profissional está credenciado e preparado para realizar um procedimento.
– Verifique se o hospital é adequado para o tipo de cirurgia
É interessante verificar se o hospital onde será realizada a cirurgia atende aos requisitos para o porte da cirurgia, se tem todos os equipamentos necessários, qual o local que você ficará a após a cirurgia, se terá uma ambulância à sua disposição. Tudo isso é fundamental.
Esse conteúdo ajudou você? Além de consultar um médico credenciado, é preciso estar atento aos produtos que podem ser utilizados nesses procedimentos. A Doctus tem uma vasta gama de produtos de alta qualidade para garantir que cirurgias e procedimentos médicos sejam realizados com máxima eficiência. Conheça os produtos disponíveis, acessando nosso site.
E para mais dicas como essa, não deixe de nos acompanhar no Instagram e no Facebook.
Leia Também
08/12/2022 - Curiosidades Dicas
Coronavírus (COVID-19). Saiba mais…
O coronavírus (COVID-19) é uma doença infecciosa causada pelo...
CONTINUAR LENDO >07/02/2022 - Sem categoria
Saúde Nasal: Quais são as cirurgias mais comuns?
Uma boa saúde nasal é um dos principais fatores...
CONTINUAR LENDO >28/12/2021 - Curiosidades
O Mestre Ivo Pitanguy e sua importância na Cirurgia Plástica
Você pode não conhecer a história e carreira de...
CONTINUAR LENDO >