Doctus

Entre em Contato

| Sem categoria | O Mestre Ivo Pitanguy e sua importância na Cirurgia Plástica

O Mestre Ivo Pitanguy e sua importância na Cirurgia Plástica

28/12/2021 - Sem categoria

Você pode não conhecer a história e carreira de Ivo Pitanguy, mas com certeza, em algum momento da vida já se deparou com a grandeza desse nome. Pois bem, não é apenas o nome que guarda essa imponência. Pitanguy, nascido em Belo Horizonte (MG), em 1926, foi um dos mais renomados cirurgiões plásticos do mundo.

Além de seus grandes feitos na área cirúrgica, Pitanguy também foi professor, membro da Academia Nacional de Medicina e imortal da Academia Brasileira de Letras. Em cirurgia plástica, foi no Brasil, um dos pioneiros nessa área. Formou-se na Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 1946.

Em seguida, nos anos 1950, aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, França e Inglaterra. Quando retornou ao Brasil, tornou-se conhecido por ser pioneiro no atendimento a queimados. Também, logo após – nessa época, poucos cirurgiões se arriscavam a operar seios – Pitanguy desenvolveu uma técnica para a redução de mamas. Atualmente, a técnica é utilizada em todo o mundo.

O cirurgião também foi o responsável pela criação do serviço na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, para atender pessoas de baixa renda, que não tinham acesso a todo tipo de cirurgia reparadora. Ao longo de sua carreira, Pitanguy atendeu em seus centros-cirúrgicos, mais de 50 mil crianças e adultos.

Para ele, não havia distinção entre uma vítima de queimadura ou alguma deformidade em comparação ao paciente que queria mudar o nariz, por exemplo. Para Pitanguy, todos estavam em busca de harmonia e paz de espírito e eram merecedores dessa ajuda médica. Em seu legado, contam ainda a fundação do curso de pós-graduação em cirurgia plástica da PUC-RJ, 18 livros publicados, dezenas de estudos científicos, além de propagar e divulgar os ensinamentos de suas técnicas a todos os cirurgiões, não permitindo que ficassem restritas.

A pinça de apreensão Pitanguy da Doctus

A importância de Ivo Pitanguy para a cirurgia plástica e inegável, com inúmeras técnicas criadas e milhares de pacientes que retomaram a autoestima e vidas após passar por suas habilidosas mãos de cirurgião. Entre todas as homenagens ao longo de sua vida, instrumentos cirúrgicos também receberam seu nome, pelo reconhecimento de suas técnicas e habilidades. A pinça de apreensão Pitanguy é uma delas.

A Doctus oferece a pinça (B60365) de 14 cm, fabricada pela americana Black & Back Surgical. Produzida de ácido inoxidável, possui dois dentes para tração positiva. É utilizada em procedimentos de cirurgia plástica, área do cirurgião que leva em seu nome.

Assim como esse instrumento, a Doctus tem em seu catálogo mais de 2 mil produtos voltados ao mercado estético, otorrinolaringologia, urologia e transplante capilar de qualidade incomparável, de fornecedores nacionais e internacionais selecionados como Chois Instruments, Black & Black Surgical, Microdont, Bwltex, Fakon e Shenda Endoscope. Clique aqui e conheça todos os produtos que a Doctus oferece.

Leia Também

07/02/2022 - Sem categoria
Saúde Nasal: Quais são as cirurgias mais comuns?

Uma boa saúde nasal é um dos principais fatores...

CONTINUAR LENDO >
24/01/2022 - Sem categoria
Chois Implanters e implante capilar: o que você precisa saber!

A perda de cabelo pode acontecer por diversos motivos:...

CONTINUAR LENDO >
28/12/2021 - Sem categoria
O Mestre Ivo Pitanguy e sua importância na Cirurgia Plástica

Você pode não conhecer a história e carreira de...

CONTINUAR LENDO >