Doctus

Entre em Contato

| Sem categoria | Instrumentador cirúrgico: 5 cuidados que o profissional deve ter sempre

Instrumentador cirúrgico: 5 cuidados que o profissional deve ter sempre

12/04/2021 - Sem categoria

 

A sinergia entre instrumentador e médico costuma ter um papel muito importante na sala de cirurgia. Afinal, é o profissional técnico que faz a separação, higienização, montagem e fornecimento dos instrumentos utilizados no procedimento. Em cada etapa, o trabalho dele é minucioso para deixar a operação mais rápida, segura e eficiente.

 

Nessa área de atuação, vários cuidados são essenciais. Conheça alguns deles.

 

CONHECIMENTO DOS INSTRUMENTOS

 

Para começar, o profissional da instrumentação cirúrgica precisa de um conhecimento profundo sobre os materiais utilizados nos procedimentos operatórios. Como os nomes não são intuitivos (pois geralmente se referem aos seus idealizadores), as diferenças podem ser sutis. O instrumentador deve conhecer as particularidades de cada item e sua função.

 

HIGIENIZAÇÃO CORRETA

 

Toda pessoa que decide realizar um curso de instrumentação cirúrgica deve conhecer a história referente à Batalha de Solferino (1859) na qual podemos destacar Jean Henri Dunant, que auxiliava os cirurgiões repassando os instrumentais e materiais cirúrgicos necessários para o ato cirúrgico.

 

Portanto, dentre as inerentes funções, a maior responsabilidade do instrumentador cirúrgico é o cuidado com os instrumentos cirúrgicos. Esse cuidado envolve toda a manutenção destes instrumentais e o seu processamento adequado.

 

A higienização correta dos instrumentos cirúrgicos está entre os cuidados fundamentais, pois interfere diretamente na segurança do paciente. Os materiais precisam passar por uma limpeza adequada — em água desmineralizada e deionizada e detergentes neutros — e, em seguida, esterilizados.

 

USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO

 

O trabalho dos responsáveis pela biossegurança em um centro cirúrgico precisa levar em consideração muitos fatores. Eles precisam treinar as equipes para que mantenham a biossegurança em cada ambiente, além de conscientizar constantemente as pessoas acerca da sua importância.

 

Também devem conduzir a avaliação dos riscos e propor as ações de mitigação. Esses são os pontos focais para que os outros trabalhadores relatem eventuais problemas identificados e, assim, possam indicar as propostas para correção. Isso inclui: elaboração de políticas, manuais e regras aplicadas à biossegurança.

 

De fato, a lista de atividades é extensa e não deve ser negligenciada. Afinal, instituições de saúde lidam diariamente com vidas humanas, que não devem ser colocadas em risco por fatores que podem ser evitados.

 

Para evitar a contaminação dos materiais (por exemplo) e, também, para a segurança do próprio instrumentador, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são obrigatórios. Em geral, esse profissional deve utilizar: touca e avental cirúrgico; máscara de proteção; luvas e propés.

 

CONFERÊNCIA DE ORDEM E QUANTIDADE

 

O profissional da instrumentação cirúrgica também é o responsável por organizar a mesa. Por isso, ele deve cuidar da ordenação dos materiais e se certificar de que haja a quantidade necessária de cada item durante o procedimento. Erros nesse sentido podem condicionar problemas no andamento da cirurgia.

 

ENTENDIMENTO SOBRE A CIRURGIA

 

Para uma operação rápida e com possibilidade de falhas reduzida, o profissional também deve ter noções sobre o procedimento. Desse modo, consegue acompanhar o andamento da cirurgia, se antecipar frente às necessidades da situação e agilizar o manuseio dos materiais pelo médico-cirurgião.

 

Agora, você já sabe um pouco mais sobre os cuidados essenciais de um instrumentador cirúrgico. Vale lembrar também que: espírito de equipe, comprometimento, e consciência sobre sua missão com a saúde são características marcantes desse profissional. #Gratidão

 

Agora que você já sabe dos cinco cuidados essenciais que o instrumentador cirúrgico deve ter, clique aqui para conhecer os equipamentos que agregam qualidade ao trabalho desse profissional. 

Leia Também

06/09/2021 - Dicas
Conheça 3 tipos de cirurgias que podem ser feitas para correção do nariz

Cirurgias no nariz fazem parte do imaginário de todos....

CONTINUAR LENDO >
23/08/2021 - Curiosidades Dicas
Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para remover cicatriz

Procedimentos cirúrgicos, feridas e até mesmo queimaduras podem deixar...

CONTINUAR LENDO >
23/06/2021 - Dicas Doctus Ajuda
Quando a cirurgia para rinite se faz necessária?

A rinite alérgica é uma inflamação nas fossas nasais...

CONTINUAR LENDO >