Doctus

Entre em Contato

| Dicas | Cirurgia Plástica pelo SUS: saiba quais procedimentos são realizados

Cirurgia Plástica pelo SUS: saiba quais procedimentos são realizados

15/11/2021 - Dicas Doctus Ajuda

Cirurgias plásticas, geralmente, têm custos mais elevados e não são todas as pessoas que têm condições financeiras para realizar o procedimento. Inclusive, quando falamos em cirurgia plástica, muitas vezes, o que nos vêm mente são as estéticas. Mas, muitas pessoas necessitam dessa intervenção com o objetivo de reparação.

Essas cirurgias plásticas reparadoras têm como propósito corrigir deformidades congênitas, ou seja, casos de nascença; e/ou deformidades adquiridas em traumas, alterações do desenvolvimento, acidentes, pós de cirurgias oncológicas, entre outros. Os procedimentos reparadores também se encaixam quando há algo que causa um déficit parcial ou total no corpo, cujo o único recurso seja reconstituir por meio de plástica.

São para esses casos que o SUS disponibiliza cirurgias gratuitamente. Portanto, o intuito da cirurgia precisa ser para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Como conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, que oferece desde a atenção primária ao paciente – como uma aferição de pressão, a transplantes de órgãos, por exemplo, garantindo acesso integral e gratuito a toda a população.

Portanto, ao haver a necessidade de uma das cirurgias plásticas listadas abaixo, o paciente deve seguir algumas etapas.

– Primeiramente, consultar um médico na unidade de saúde do seu bairro e explicar a ele qual seria a necessidade de cirurgia, ele avaliará o caso e atestará se o procedimento é mesmo necessário;

– Caso seja, o paciente será encaminhando para a Secretaria de Saúde da sua cidade – onde será informado sobre os hospitais que fazem a cirurgia no município;

– É possível, ainda, que o paciente receba a visita de um assistente social e também seja encaminhado a uma consulta com um psicólogo. Esses profissionais avaliarão se a pessoa realmente está apta a realizar o procedimento.

Quais são, afinal, as cirurgias plásticas realizadas pelo SUS?

  • Reconstituição de lábio leporino;
  • Cirurgia de mudança de sexo;
  • Abdominoplastia (correção da flacidez e redução da pele após perda de peso);
  • Vasectomia e laqueadura;
  • Gastroplastia (redução do estômago);
  • Otoplastia (correção de orelhas de abano);
  • Gigantomastia (redução das mamas);
  • Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens);
  • Fendaplaslatina (correção de pálpebras enrugadas nos olhos);
  • Catarata;
  • Reconstrução das mamas após retirada de câncer;
  • Deficiências ou deformidades no rosto;
  • Queimaduras que levaram a deformações.

Demora muito para conseguir a cirurgia?

Cada caso é um caso. Mas o procedimento padrão é depois de passar pelas consultas e ser considerado apto em todos os pré-requisitos, o paciente entrará em uma fila de espera. O tempo até a realização do procedimento pode demorar semanas, meses ou até mesmo anos. Pois tudo depende da urgência da cirurgia a ser realizada, o tamanho do município, a quantidade de pacientes esperando pela mesma cirurgia.

Se não houver pressa, mesmo com todas as etapas a seguir, tentar uma cirurgia pelo SUS pode ser satisfatório, pois sairá sem custo e melhorara a saúde do paciente.

Esse conteúdo ajudou você? Além de consultar um médico, é preciso estar atento aos produtos que podem ser utilizados nesses procedimentos. A Doctus tem uma vasta gama de produtos de alta qualidade para garantir que cirurgias e procedimentos médicos sejam realizados com máxima eficiência. Conheça os produtos disponíveis, acessando nosso site.

E para mais dicas como essa, não deixe de nos acompanhar no Instagram e no Facebook.

Leia Também

29/11/2021 - Doctus Ajuda
Quais os cuidados que você deve ter ao decidir fazer uma cirurgia plástica

O Brasil é um dos países que lidera o...

CONTINUAR LENDO >
15/11/2021 - Dicas Doctus Ajuda
Cirurgia Plástica pelo SUS: saiba quais procedimentos são realizados

Cirurgias plásticas, geralmente, têm custos mais elevados e não...

CONTINUAR LENDO >
01/11/2021 - Dicas
Os fatores que influenciam a satisfação do paciente na cirurgia plástica

Quando paramos para pensar em quais seriam os fatores...

CONTINUAR LENDO >