Doctus

Entre em Contato

| Sem categoria | 3 procedimentos urológicos mais comuns entre os brasileiros

3 procedimentos urológicos mais comuns entre os brasileiros

05/05/2021 - Sem categoria

Quanto mais entendemos a história da urologia, mais entendemos a evolução da medicina e da cirurgia como um todo. Afinal, os avanços das diversas especialidades da saúde repercutem entre si.
Nos tempos de hoje, a urologia comporta subespecialidades que a numerosa e sofisticada tecnologia impõe. Entre elas: urologia ambulatória, litíase urinária, urologia oncológica, andrologia e medicina sexual, cirurgia laparoscópica e robótica, neurourologia e disfunção miccional.
Nesse caminho de inovação, a relação médico/doente também se transformou. Se por um lado o novo faz bem, por outro, podemos esquecer dos antigos princípios hipocráticos que pautam a ética na prática da Medicina.
Além da eficiência, o humanismo e a compaixão são fundamentais para uma verdadeira prática médica de qualidade. Nesse contexto tão complexo e delicado que prioriza e almeja a saúde integral, a qualidade dos equipamentos médicos é importantíssima. Com os instrumentos adequados, o pilar da confiança ganha solidez sustentando cada etapa do tratamento.
E, quando se trata de cirurgia urológica, há mais elementos subjetivos em jogo, incluindo a autoestima do paciente. Por isso, é possível entender os receios dos pacientes antes da operação. Já parou para pensar quais são os procedimentos e medos mais comuns entre os brasileiros? Continue lendo e entenda cada um deles.

1# VASECTOMIA

Consiste basicamente em romper os canais que conduzem os espermatozóides. Com a aplicação de anestesia local, são feitos pequenos cortes em diferentes canais condutores. Mesmo sendo uma cirurgia urológica simples, o paciente pode perceber um inchaço na região e ter febre. O procedimento é muito requisitado por homens que já atingiram a idade adulta, constituíram família e não têm mais o desejo de ter filhos. Atualmente, a medicina conta com uma modalidade de reversão de vasectomia, na qual, quando houver o interesse, é possível reconectar os canais condutores. O medo recorrente é: impotência. No entanto, não há relação entre virilidade e esterilidade. Inclusive, ao contrário do que muitos pensam, a libido do homem que faz vasectomia tende a melhorar.

2# LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA

Recomendado para tratar cálculos renais, a pedra nos rins, como é popularmente conhecida, pode ter diversos motivos causadores; desde uma dieta rica em vitamina D até problemas hereditários. A concentração exagerada de cristais nos rins pode causar fortes dores e, em alguns casos, há o deslocamento destas pedras pelo canal urinário.

Com o uso de ondas direcionadas, é possível fragmentar o cálculo sem a necessidade de cortes. O procedimento não é invasivo e é muito rápido, porém não tem 100% de eficácia. O medo recorrente é: a cólica renal. No entanto, analgésicos, antinflamatórios e alfa
bloqueadores favorecem o relaxamento dos músculos e com isso a eliminação menos dolorosa da pedra. Em muitos casos, a cirurgia é desnecessária.

3# CISTOSCOPIA
É a maneira clínica de analisar possíveis problemas relacionados à bexiga. Um equipamento é inserido através da abertura da uretra e, quando atinge o órgão principal do sistema urinário, injeta soro fisiológico para expandi-lo.
Com isso, o médico consegue visualizar o interior da bexiga e realizar outros procedimentos, como a coleta de alguma parte do tecido para biópsia, por exemplo. O procedimento é simples e pode ser feito tanto em um consultório médico como em centros
cirúrgicos.
O medo recorrente é: a dor durante a inserção do equipamento. No entanto, esse exame é simples e rápido, podendo ser feito no consultório médico sob sedação ou anestesia local.

Agora que você já sabe mais sobre os procedimentos, consulte um urologista e conte a ele as dúvidas específicas sobre o seu caso. Se considerar necessário, também inclua questões sobre a qualidade dos equipamentos médicos. Certamente há detalhes técnicos que fazem toda a diferença para você ter uma boa recuperação. Por isso, os melhores médicos do país preferem produtos da Doctus.

Leia Também

19/10/2021 - Dicas Doctus Ajuda
Outubro Rosa: como evitar o câncer de mama?

O Câncer de Mama é, atualmente, o tumor mais...

CONTINUAR LENDO >
06/09/2021 - Dicas
Conheça 3 tipos de cirurgias que podem ser feitas para correção do nariz

Cirurgias no nariz fazem parte do imaginário de todos....

CONTINUAR LENDO >
23/08/2021 - Curiosidades Dicas
Tudo que você precisa saber sobre a cirurgia para remover cicatriz

Procedimentos cirúrgicos, feridas e até mesmo queimaduras podem deixar...

CONTINUAR LENDO >